Como remover fitas dupla face de superfícies?

As fitas dupla face são excelentes para colagem de diversos de materiais, porém, removê-las pode se mostrar uma tarefa um pouco complexa. Para isso, precisamos, em primeiro lugar, levar em conta a superfície que ela está grudada. A técnica ou produto para remoção pode danificar a superfície de maneira irreversível, piorando a situação. As superfícies mais comuns são portas, paredes e vidros, mas pode haver a necessidade de retirar a fita dupla face de superfícies plásticas ou de papéis também. Veja abaixo algumas dicas valiosas para solucionar este problema:

Portas e paredes

Use um secador de cabelo. Isso mesmo! Coloque o secador na potência máxima e tente concentrar todo o calor nas bordas da fita. Após alguns minutos, tente removê-la com as unhas ou com o auxílio de uma faca. Muito provavelmente não sairá tudo na primeira tentativa, sendo necessário refazer todo o procedimento. Caso o secador não remova completamente, você pode usar alguns produtos químicos auxiliares. Misture um pouco de vinagre, água e detergente em um recipiente e, com o auxílio de uma esponja, esfregue toda a parte que contém os resíduos da fita dupla face. Tome cuidado, pois a fricção mais os produtos podem acabar removendo a tinta da superfície. Se ainda não ficar satisfeito com o resultado, use uma esponja de melamina – conhecida como esponja mágica – em vez da esponja comum. Repita o procedimento anterior com cautela, esfregando gentilmente por cima dos resíduos de fita.

Vidro

Neste caso é necessário tomar cuidado com o uso do calor ou produtos abrasivos, pois isso pode causar danos significativos na superfície, ou até mesmo rachar o vidro. Para limpar esta superfície, utilize limpa-vidro, óleo de cozinha e/ou limpeza, esponja e álcool isopropílico. Inicie retirando o máximo que conseguir da fita dupla face com sua unha ou com o auxílio de uma faca de manteiga, tomando cuidado para não riscar o vidro. Se estiver muito difícil de remover desta forma, borrife um pouco de produto limpa vidro e tente esfregar, delicadamente, a superfície com uma esponja. Na falta de produto limpa-vidro, você pode preparar uma solução com água, vinagre e detergente. Caso ainda reste resíduo da fita, use algum óleo – como azeite de oliva – junto com a esponja, fazendo movimento circulares. Você pode usar óleo de limpeza, caso possua em sua casa. Para a limpeza ser completa, use álcool isopropílico e um tecido macio, polindo toda a área. O álcool serve para retirar qualquer marca de óleo e resíduo de fita que possa ter sobrado.

Removendo fita dupla face – dicas gerais

  • Na maioria dos casos, a fita dupla face irá sair com o uso correto do secador de cabelo, sendo muito bom para remover a fita de papel ou fotografias – tomando muito cuidado no caso da fotografia. Nos casos mais difíceis, podemos recorrer ao uso de óleo de cozinha ou produtos de limpeza específicos para cada superfície, sempre com o auxílio de uma esponja.
  • Se a superfície não for pintada, um produto muito poderoso para remover a fita dupla face por completo é a acetona, bastando colocar um pouco sobre a fita e esperar alguns minutos; a fita se soltará completamente da superfície, não deixando resíduos. O problema está na dificuldade em usar a acetona, dado que muitas superfícies são facilmente danificadas por ela.
  • O uso do álcool isopropílico também é muito poderoso, principalmente quando a superfície for plástico. Ele tem o mesmo efeito da acetona, fazendo com que a fita se solte completamente sem deixar resíduos.
  • Você pode tentar colar uma fita adesiva na fita dupla face, deixando fixar por um tempo. Se tudo correr bem, a fita dupla face sairá junto com a fita adesiva que fora colocada por cima dela.